quarta-feira, 12 de março de 2014

O efeito dos 6 sabores sobre os doshas

A Ayurveda baseia a sua ciência nutricional nos efeitos produzidos pelas seis classes de sabores que contêm os alimentos. O termo sabor aplica-se não somente à percepção das papilas gustativas (Rasa, a primeira sensação do alimento ao tocar a língua), mas também na sua temperatura (Virya, a sensação de quente ou frio que ocorre durante a digestão), e sua reação final causada no estômago (Vipak, o efeito pós-digestivo dos alimentos).
 E dependendo da sua constituição, cada sabor tem um determinado efeito sobre os doshas.
  • Madhura (Doce) é constituido por Terra e Água
  • Amla (Azedo/Ácido) por Fogo e Terra
  • Lavana (Salgado) por Fogo e Água
  • Katu (Picante) por Fogo e Ar
  • Tikta (Amargo) por Ar e Éter
  • Kashaya (Adstringente) por Terra e Ar



Na imagem é possível ver também em que parte da língua se sentem e alguns alimentos comuns de cada um.

De uma forma geral:
Doce
Intensifica os elementos do corpo, é frio, untuoso, fresco, lento e pesado. Dá untuosidade ao corpo, eliminando secura, e longevidade. Acalma os sentidos, aumenta a força e a constituição.
Em excesso: diminui o fogo digestivo, gera cansaço, preguiça, peso no corpo e despigmentação da pele. Aumenta tosse, gripe, bronquite, sono, obesidade e necessidade de urinar.

Azedo
Activa a digestão e dá mais gosto aos alimentos. É refrescante, mas aumenta a sede porque seu Virya é quente, aumentando o calor. É um sabor associado a substâncias medicamentosas.
Em excesso: é preciso ter cuidado com a quantidade ingerida deste sabor, principalmente do álcool, do vinagre e dos vinhos, pois podem causar grandes desequilíbrios. Aumentam a pressão e a hemoglobina, produzem pus, aumentam o vermelho e o amarelo da pele pelo aumento de Pitta. Causam doenças do sangue, anemia, furúnculos, herpes, tontura, comichões, sede, sangramento e acidez.

Salgado
Dá gosto aos alimentos, abre o apetite e desperta o fluxo de saliva e sucos gástricos. É quente como Pitta mas também é associado a Kapha pelas características de oleosidade e peso, pois torna os tecidos orgânicos mais pesados devido a aderência das moléculas de água. Emocionalmente, o sal estimula e dá gosto à vida.
Em excesso: faz reter água no corpo, pode causar alguns tipos de lepra, úlceras, gangrena, purgações. Causa queda de cabelo e o torna as pessoas grisalhas. Se for sal refinado, causa enrijecimento dos músculos, seca a pele, aumenta a sede, causa fadiga e coloração pálida, provoca rugas e gota.

Picante
Intensifica o calor do corpo, amacia todos os elementos do corpo. É áspero, leve, agudo, quente, ajuda nos problemas de Kapha diluindo o muco. Combate as infecções bucais, diminui a untuosidade, a humidade, a urina e o suor, estimula a digestão aumentando a absorção dos alimentos, aumenta Agni. Abre os canais, purifica o sangue e o corpo,  ajuda a eliminar coágulos do sangue e a eliminar vermes. Combate a obesidade e a letargia, dá coragem, brilho e determinação.
Em excesso: resseca, perturba todos os problemas de Pitta. Perturba a digestão, aumenta a bílis, emagrece, causa ardor por todo o corpo, tremores e debilidade, diminui a fertilidade. Pode causar úlcera gástrica, tontura e inconsciência.

Amargo
É o melhor remédio para equilibrar Pitta, diminui Kapha e aumenta Vata. Melhora as doenças da pele, recupera os sabores, diminui a sede, aumenta a digestão e a força, aumenta a assimilação dos alimentos e melhora o apetite, reduz ulcerações e vertigens Actua como antioxidante e germicida, é leve e frio. Proporciona estabilidade emocional, melhora a intolerância, elimina irritabilidade e a raiva.
Em excesso: causa debilidade e inconsciência, aumenta a aspereza, magreza, estado de choque, causa secura, reduz a medula óssea e o sémen, pode causar tontura, queimaduras na garganta e desequilibra o sistema nervoso.

Adstringente
É muito leve, seco, forte, arrefece e limpa o corpo. Aumenta Vata, equilibra Pitta e reduz Kapha. O elemento terra na sua composição estabiliza o dosha e o elemento ar movimenta o dosha. Tem acção sedativa, mas causa obstipação, constrição dos vasos sanguíneos e coagulação do sangue. Seca a humidade interna do corpo e é um bom antídoto para Kapha. Fortalece a constituição, é bom na cura de tumores, paralisia e problemas de Vata diminuído.
Em excesso: faz perder peso sem saúde, resseca o corpo e a boca, causa distensão, obstrução da fala, pode afectar o coração se consumido em excesso, diminui esperma; destruição dos canais, principalmente intestinais.

As pessoas com constituição ou desequilíbrio de Vata não devem exagerar nos sabores amargo, picante e adstringente em excesso, pois aumentam o ar e têm a tendência para causar gases. Alimentos de sabor e reacção doce, azedo/ácido e salgado são bons para Vata.
Igualmente, as pessoas de constituição ou desequilíbrio de Pitta não devem exagerar nos alimentos azedo/ácido, salgado e picante pois, agravam o seu fogo. No entanto, os sabores, doce, amargo e adstringente são benéficos para Pitta, pois equilibram e reduzem o excesso de fogo.
As pessoas de constituição ou desequilíbrio de Kapha não devem exagerar nos alimentos de sabores doce, azedo/ácido e salgado, pois aumentam a água no corpo. Os sabores mais indicados são: picante, amargo e adstringente, pois geram calor e secura para o excesso de líquido de Kapha.

Sendo que o sabor nem sempre é como o sentimos no palato, vejam na tabela quais os sabores que compõem parte dos vossos pratos.

Sem comentários:

Enviar um comentário